Perguntas do leitores

Envie suas perguntas para alma_animal@yahoo.com.br ou comente aqui mesmo! Responderemos o mais breve possível!
----------------------------------------------------------------------------------

1. Qual o sentido da morte de um animal de estimação?

Certamente, quando falamos sobre animais e a espiritualidade, uma das primeiras perguntas é: os animais têm alma? 

Certos que sim (leia Os Animais têm Alma?), poderemos dizer, sem dúvidas, que o processo de reencarnação acontece nos outros animais, como no homem. Não devemos esquecer de que ambos provém de um mesmo princípio inteligente, portanto os caminhos percorridos por todos os animais, nos quais incluímos o homem, devem seguir a Lei Universal do Progresso.

O espírito conclui suas primeiras fases em uma série de existências que precedem o período da humanidade (Paulo Neto, Alma dos Animais – Estágio anterior da alma humana?). Desta forma, para que isto ocorra, a reencarnação é o mecanismo comum a todos os seres vivos pelo qual o espírito adquire experiências e evolui moral e espiritualmente.


O sentido do que denominamos “morte”, faz parte do processo de elaboração do espírito, ou seja, é essencial para a evolução espiritual de qualquer ser.


Sugestão de leitura:
http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br/p/animais-no-plano-espiritual-animais.html



2. Eu tinha 3 cachorros que eram minha alegria! Hoje, minha irmã tem um cachorrinho que me escolheu para amar (certo que trato dele sempre). Queria saber se ele pode ser um dos meus 3? Já que se foram faz 20 anos.

É muito interessante como os animais não-humanos afeiçoam-se mais com determinadas pessoas. Isto pode-se dar de várias formas. Um cão pode afeiçoar-se por outro ser, simplesmente por ter vivido experiências positivas nessa vida.

Certa vez li algo que vem ao encontro desta reflexão: “não fazemos amigos, encontramos”. Quantas vezes temos afinidade com alguma pessoa de maneira especial? Como se já a conhecéssemos de outros tempos? Pois é...com os animais não é diferente.

Chico Xavier já dizia "- Os espíritos me dizem que o animal com algum progresso sempre volta ao ambiente em que ele se habituou (...)" (Carlos Baccelli no livro Chico Xavier, Amigo dos Animais, Editora LEEPP).

Apesar da certeza não existir, sem dúvida, a possibilidade existe. 


3. Os animais são espiritualmente inferiores ou superiores ao ser humano?


A pergunta acima deve ser tratada com cautela, pois é fonte de interpretações equivocadas.
Em “O Livro dos Espíritos” (Kardec), os espíritos esclarecem que a evolução se dá do menor para o maior, se não funcionasse desta maneira, qual seria a lógica do progresso?

Não quero dizer aqui que os animais não-humanos são inferiores aos humanos. Muito pelo contrário, caminham na mesma estrada que a nossa: a estrada da evolução espiritual. Entretanto, o nível de evolução é diferente.

Transcrevo aqui um pequeno texto do querido amigo Gilberto (Grupo Fraternal Francisco de Assis) sobre o assunto:
A expressão “irmão menor animal” foi cunhada por Francisco de Assis e ao contrário do que a grande maioria pensa, não possui o intuito de menosprezar , diminuir ou inferiorizar os animais, ocorre bem o contrário, o termo atribui uma grande responsabilidade aos seres humanos em relação a estes irmãos, basta lembrar que a ordem franciscana se chama “Ordem dos Frades Menores”, menores em Humildade, portanto, Irmão Menor Animal na concepção de Francisco de Assis, significa aquele ser que é humilde, simples e puro de coração.” 

Desta maneira, podemos tomar os animais não-humanos como irmãos mais novos que necessitam de nosso apoio para crescerem e aperfeiçoarem-se nas áreas do conhecimento moral e espiritual que já temos algum conhecimento. Alguns passos na frente não torna o ser humano melhor que os outros seres.

4. Muitas vezes, a explicação para o sofrimento nos humanos é a retificação dos erros do passado. Gostaria de saber por que os animais sofrem? Quais foram seus erros para sofrerem tanto?

Revoltamo-nos muito a condição em que muitos animais não-humanos se encontram nesse mundo de provas e expiações.

Sem dúvida este é um assunto que os espíritas abordam pouco, mas que a literatura espírita sempre nos alertou. Podemos citar, por exemplo, as obras de Emmanuel, André Luiz, Irmão X, dentre muitos outros.

A terra começa a ficar preparada para as sementes brotarem! Os espíritos vem nos alertando há algum tempo. André Luiz, por exemplo, fala-nos, através de Chico Xavier, sobre o tratamento que damos aos animais em Missionários da Luz, livro psicografado em 1945, há mais de 60 anos!

Ou seja, o ser humano e a grande maioria dos espíritas ainda não está atento aos abençoados ensinamentos sobre a espiritualidade destes nossos irmãos.

Atualmente, contamos com o auxílio de muitos irmãos que voltam seus olhares e estudos para a causa da espiritualidade dos animais, são alguns exemplos a Associação Espírita Amiga dos Animais (ASSEAMA), o Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis (CELE), o já citado Grupo Fraternal Francisco de Assis (GFFA).

Em “O Livro dos Espíritos”, os espíritos nos atentam que os animais não precisam expiar, pois não progridem por ato da própria vontade e sim pela força das coisas, sendo assim não precisariam sofrer. Sabemos que isto não acontece.

No livro “Emmanuel”, na página "Animais e sofrimento", tem-se a seguinte análise, revelando-nos certa injustiça: os animais, isentos da lei de causa e efeito, sem culpas a expiar, padecem sacrifícios e dores neste mundo.

Emmanuel considera, em primeiro lugar, ser necessário interpretar o sofrimento "por mais altos padrões de entendimento. Ninguém sofre tão-somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando recursos preciosos para a obter. Assim é que o animal atravessa longas eras de prova a fim de domesticar-se, tanto quanto o homem atravessa outras tantas longas eras para se instruir".

Não devemos, porém, aceitar que os animais não-humanos sofram apenas para evoluírem.

Infelizmente, em um mundo de provas e expiações como o nosso, muitos ainda acreditam que apenas o sofrimento leva ao conhecimento e sabedoria de vida ou apenas ele leva a alcançar degraus mais altos na evolução.

Precisamos acreditar e ter a certeza que o amor é uma ferramenta genial e poderosa na busca da evolução espiritual de qualquer ser, podendo ser tão eficaz quanto o sofrimento.

É certo que todos passarão por dor e sofrimento enquanto encarnados e desencarnados por diversos motivos, mas não podemos crer que apenas a dor é fator para a evolução espiritual.

Os outros animais sofrem. A certeza que fica é que somos os grandes responsáveis por sua dor, e isto, em algum momento nos será cobrado.

Deus, fonte de bondade, justiça, amor nos deu o livre-arbítrio para utilizarmos da melhor maneira possível. Certo é que muitos não o utilizam desta maneira, provocam sofrimento em seres inocentes – humanos e não humanos.

O Espiritismo nos atenta claramente que as ações negativas contra qualquer ser não faz parte dos planos reencarnatórios daquele que atenta a vida de outro, assim, pode-se afirmar que todas as ações humanas são frutos das mentes humanas.

Deus nos dá a ferramenta, nos dá a página em branco, como disse Chico, o que escreveremos corre sob nossa responsabilidade.

Infelizmente, muitos humanos não cumprem a missão que nos é dada, a de proteger nossos irmãos menores. Como disse André Luiz: “(...) sem amor para com nossos inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores.”

42 comentários:

  1. Os animais são seres inferiores ou superiores a nós , espiritualmente falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Obrigada por sua pergunta (ela é a 3ª)!

      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  2. tinha 3 cachorros que eram minha alegria...agora minha irma tem o cachorrinho e ele me escolheu para amar...certo que trato dele sempre,mas,queria saber se ele pode ser um dos meus 3?que jah se foram faz 20 anos...Bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bete!! Obrigada pela pergunta (ela é a 2ª)!

      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  3. Gostaria de saber, espiritualmente falando, o por que os animais, em algumas situações, sofrem?
    Pois nós humanos, a explicação para o nosso sofrimento é que estamos aprendendo e retificando os erros do passado...
    Mas onde os animais erraram para sofrer tanto ?! ...
    Toda vez que penso nessa nisso, questiono muito os ensinamentos espíritas e até mesmo a justiça Divina... ;S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarinha! Obrigada pela pergunta (ela é a 4ª)!

      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
    2. Recebemos também a pergunta da amiga Lívia por e-mail (alma_animal@yahoo.com.br):

      " Se as dores físicas são colocadas pelo Espiritismo como consequencias da Lei de Causa e Efeito aos erros humanos, porque sofrem tanto os animais, que não pensam, não tem livre-arbítrio e lógicamente não tem carmas para resgatar?"

      Acredito que a resposta à pergunta esteja na questão 4!

      Qualquer dúvida, comentário, entre em contato!

      Grande abraço, Lívia!
      Conte conosco e obrigada por participar!
      Fernanda

      Excluir
  4. preciso saber se um animal que vive 10 anos com a gente, parte pq foi sacrificado por doença sem solução,ele perdoa o dono? estou sofrendo demais a falta de minha linda mel,choro , penso nela 24hrs, ou~ço as vezes o miado dela, e peço a Deus que ela volte para mim nem que seje em corpo diferente! isso é possivel?Muita dor! ela era como se fosse minha filha, era eu e ela aqui em minha casa! tudo era dela! Que dor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madalena! Como vai?

      Respondo sua pergunta com as sábias palavras de Irvênia Prada (médica veterinária da USP e espírita):

      "Se em relação ao ser humano temos a referência do que consta no livro “Obreiros da Vida Eterna”, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, jamais encontrei nas obras básicas da codificação espírita, algo paralelo, que nos orientasse quanto às conseqüências da eutanásia nos animais. Assim, em termos práticos e considerando as condições evolutivas de nosso planeta, sempre respondo a esta pergunta, lembrando-me de uma página de Emmanuel intitulada “Quanto Puderes”, também psicografada por Chico Xavier, em que recomenda: “Quanto puderes, não te afaste do lar…Quanto te seja possível, suporta… Quanto estiver ao teu alcance, tolera…”, etc. Então, digo: “Quanto puder, quanto lhe seja possível, quanto estiver ao seu alcance, faça opção pela vida!” Reconheço que existem casos dramáticos, de animais politraumatizados, de câncer em estágio terminal e outros tantos, em que cada um de nós poderá avaliar o “quanto” as condições nos permitem esta ou aquela opção. Em qualquer das situações, entretanto, vamos recorrer à prece solicitando que os amigos espirituais nos ajudem a todos, seres humanos e animais. Jesus sabe de nossas limitações, mas abençoa qualquer esforço que fazemos em favor da vida!"

      Espero ajudá-la de alguma maneira. Pense que você fez o que lhe era possível, pensando no bem de Mel!

      Fique em paz e ore a Deus e aos espíritos de luz para que sempre possa estar em paz!

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
    2. se ela estava em sofrimento sem cura, é melhor aliviar a sua dor, para nao sofrer mais. essa é a unica razao pl qual se poderá eutanasiar 1 animal, se estiver a sofrer muito e nao tiver cura.patricia

      Excluir
  5. è possivel um animal após quase 3 meses interagir? perdi minha linda Mel , tive que deixar ela ser sacrificada( que dor) pq estava com pulmão comprometido apos luta de 4 meses, sinto muito, mas muito a falta dela, era minha filha, vivia eu e ela em meu apto, tudo girava em torno dela, minha companheira! ouço as vezes o miado dela( hoje ouvi)! seria possivel isso? não estou louca, estou muito, mas muito triste, parece que minha vida acabou!Peço a Deus todos os dias para ela voltar em um outro gatinho(a) e eu saber que é ela! EU A AMO MUITO! estou sofrendo demais, tudo aqui era ela, dela..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madalena! Como vai?

      Existem relatos sobre esse tipo de acontecimento. Pode-se citar, por exemplo, Divaldo Franco, que ao entrar em casa de uma conhecida assustou-se com um cão. Mas, surpresa, a dona da casa disse que aquele cão, com iguais característica reveladas por Divaldo, tinha desencarnado há aproximadamente 7 anos!

      Ao desencarnarem, os animais são amparados imediatamente pelos espíritos superiores. Eles precisam continuar a caminhada rumo à evolução espiritual. Assim como nós.

      Ore aos amigos espirituais para que encaminhem essa amiguinha e que o melhor aconteça com ela!

      Lembre-se que o laço de amor entre vocês é eterno!

      Grande abraço! Obrigada por compartilhar conosco!

      Fernanda

      Excluir
  6. Olá gente !!!
    Eu sou protetora de animais , os recolho em situações de maltrato e abandono ....já pude constatar que alguns que tenho hoje em dia , tem habitos pessoais semelhantes aos de alguns que tive no passado ( como lugares para dormir , travessuras , apego aos outros animais e etc ) recentemente perdi 2 animais que amo muito , mas tenho muita fé que terei oportunidade de vivenciar mais experiências com eles .....a minha duvida é a seguinte ....sendo eu apaixonada pela raça bichon frisé ( era a raça do meu cachorro ) . poderia programas aproximadamente 3 meses e comprar um ou eu devo deixar que os espiritos determinem o novo corpo e como será nosso reencontro ??

    Desde Já agradeço , um ano novo cheio de paz.fé e esperança a todos vocês !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais! Como vai?

      Não temos tal capacidade. Apenas os espíritos superiores sabem das reais necessidades de cada ser e somente a Deus e a eles cabem tais decisões.

      Grande abraço! Parabéns pelo trabalho voluntário de amor que realiza!

      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
    2. fará sempre melhor se adoptar e resgatar 1, do q comprar 1 so por ser igual.eles nunca sao iguais e a mudança de corpo pode significar evolução.Patrícia

      Excluir
    3. A adoção é um ato grandioso!!

      Grande abraço! Obrigada por seu importante comentário!

      Fernanda

      Excluir
  7. Eu tinha um gato que gostava muito. Como de costume ele saiu a noite pra passear, mas não voltou. E depois de vários dias, paramos de procurar, pois acreditamos que ele havia morrido. Um tempo depois sonhei que estava segurando ele no colo e perguntei: você morreu? e ele respondeu: eu morri. Sei que é estranho, e parece até engraçado, mas queria saber se é possível "conversar" com animais dessa maneira, ou foi só coisa da minha imaginação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essa é uma reflexão muito interessante.

      Pela ciência humana, sabemos que os animais não humanos possuem outro tipo de consciência. Talvez, nos não saibamos como estabelecer uma comunicação tão clara, como a que você relatou que talvez tenha acontecido em sonho.

      No livro de Marcel Benedeti "Todos os animais merecem o céu", deixa-se claro que os espíritos mais evoluídos conseguem, no plano espiritual, comunicar-se claramente com os outros animais.

      No seu caso especificamente é difícil sabermos. Mas segundo muitos relatos, inclusive no livro de Ernesto Bozzano - um dos mais importantes nesta área -, é possível declarar que existe comunicação entre espécies.

      Essa é uma reflexão interessante e complexa.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  8. olá
    estive a ver o vosso site, e as perguntas dos leitores.
    li a pergunta e reposta 4 que é a mais parecida c a que vou fazer, mas fico ainda c dúvidas

    se os animais são sempre bons
    se Deus quer que sejamos felizes
    se os humanos sofrem por expiação
    porque razão os animais sofrem se não é por expiação, e acreditando que Deus não quer que soframos só para evoluír?
    eu sei que quem lhes faz mal irá sofrer o karma disso, mas porque tiveram eles de sofrer?
    eles sabem que tipo de vida vão ter?são eles que a escolhem?
    obrigada
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, obrigada por seu comentário.

      Todos nós temos grande limitação em entender o sofrimento animal. Entretanto, é algo que ainda nossa mente não está preparada para entender.

      Diz a doutrina espírita, que Deus criou todos os seres simples e ignorantes. Assim, todos nós - humanos e não-humanos - temos a mesma origem.

      Os não-humanos um dia entrarão no que chamamos de humanidade. Fase em que nos encontramos. É importante que saibamos que não somos humanos, ESTAMOS humanos. O mesmo acontece com nossos irmãos, não são animais não-humanos, ESTÃO animais não-humanos. Somos espíritos. Todos.

      Deus sempre quer a felicidade de seus filhos.

      De forma simplista, os humanos, antes de reencarnarem-se, fazem, junto com seus mentores, planejamento de sua nova vida. Ali está as expiações, provas, missões.

      Ninguém planeja magoar alguém. Muito pelo contrário, nossa consciência no mundo espiritual é tão grande, que queremos ser melhores. O melhor que podemos ser. Entretanto, quando na Terra, a chama da vontade de ser melhor, muitas vezes, apaga-se. Isso acontece muito conosco, na dieta de segunda-feira, que iria começar sem falta. No exercício, que iria começar depois de amanhã...

      Escrevo tudo isso, pois ninguém ao reencarnar-se planeja maltratar qualquer ser que seja. Mas vemos tanto isso acontecer. É o mau uso do livre-arbítrio. Deus nos ama tanto, que deixou a escolha ao nosso critério. Mesmo sabendo, que diversas vezes, nossas escolhas não são as que Ele faria por nós.

      Que deus seria este se comandasse totalmente nossa vida? Pergunto, qual seria nosso mérito ou evolução diante da escolha feita por Aquele que tudo sabe?

      Deus nos deu oportunidade de dar nossos próprios passos. Certo que muitos destes são tortos, equivocados, desajeitados. Mas são nossos.

      Querida amiga, todos nós sofremos com a tristeza de nossos irmãos. A falta é nossa. Devemos continuar juntos em corrente de ações solidárias, de orações. Fazendo nossa parte a cada dia e pedindo aos espíritos superiores que nos auxiliem, nos ajudem a ter paciência e trabalhar sempre com fé.

      Em O Livro dos Espíritos, cita-se que os animais não-humanos não escolhem a próxima vida, os espíritos superiores que sabem quais são as necessidades de cada um.

      Espero ter ajudado de alguma maneira.
      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  9. obrigada, sim faz sentido o q diz, no entanto continuo a achar uma injustiça,..isso é a 1ª pergunta q gostaria q me respondessem um dia quando desencarnar,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha auxiliado de alguma forma.

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  10. Minha duvida pode ser tola, depende da pessoa que está lendo. Eu acredito muito em espiritismo e tbm acredito que animais tem sim alma. Eu perdi minha cachorrinha a dois dias. Ela pegou cinomose, a gente se pergunta como, sendo que ela era vacinada e ficava só dentro de casa. Mas ela pegou o virus e sofreu durante 5 dias. Nós eramos muito proximas, dormiamos juntas e ela sempre vinha me encontrar no portão quando eu chegava em casa. Ela morreu no sofá, do meu lado e com os olhos abertos. Antes dela dar o ultimo suspiro minha irmã me tirou da sala, pois eu estava em estado de choque e não parava de chorar. Segundos depois que eu saí ela faleceu. Mesmo depois de ter partido ela continuou olhando para onde eu estava sentada e ninguém conseguiu fechar os olhos dela. E ela só conseguiu partir quando me tiraram de perto, pois eu estava pedindo pra ela aguentar pq ela iria ficar bem. Isso teria algum significado no espiritismo? Será que era eu quem estava mantendo ela aqui por esses 5 dias? Nos ultimos dois dias dela, ela ficava só comigo, mesmo que ela mal conseguisse caminhar, ela me acompanhava até no banheiro e ficava esperando do lado da porta. E na noite em que ela morreu, ela estava sentada no sofá do oposto ao meu e minutos antes de falecer ela veio e deitou do meu lado. Eu to sofrendo muito com tudo isso e gostaria de esclarecer coisas desse tipo. E além de tudo, uma amiga da minha mãe disse que pode ser uma troca, ela ter ido no lugar de alguém da minha família. Nós eramos muito ligadas, ela era a alegria da minha vida, e conseguiu conquistar até meu pai, que nunca gostou muito de animais. ela era o anjo aqui de casa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, obrigada por compartilhar conosco!

    Acredito que sua amiga estava tentando ficar junto de você, assim como pediu a ela. Existem muitas evidencias de comunicação entre homens e animais. Entretanto, suas forças estavam se esgotando e seu espírito estava sendo desligado do corpo com ajuda dos amigos de luz.

    Os animais têm suas próprias vontades. Assim, para esta amiga, o melhor era ficar com você. Ela lutou para isto. De maneira semelhante, poderia acontecer se fosse conosco. Talvez lutássemos até o fim de nossas forças para ficar com quem amamos.

    Os animais são sensíveis ao mundo espiritual, muitas vezes, mais do que nós. Entretanto, não acredito que ela se foi no lugar de outro. Cada ser tem seu caminho.

    Aline, tente ficar calma e ore para Deus e os amigos espirituais. Eles sempre nos ajudam. Tenha certeza que sua amiguinha foi amparada. Peça para os amigos espirituais cuidarem dela e que ela seja encaminhada para o caminho da evolução espiritual.

    Tente com todas as suas forças ficar bem, sabendo que isto pode se refletir em energias positivas para ela!

    Conte conosco!
    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Eu adotei uma gata, e a amamos muito.
    Ela tem mais de 2 anos e é uma alegria só.
    Mas sempre que estamos na cozinha, minha esposa e eu, ela para na porta e mia durante horas, até que eu saia. Quando eu saio, ela se acalma e para de miar. Se eu volto para a cozinha, ela para de novo na porta e mia um miado sofrido, sem parar.
    Há alguma explicação para isso? Pode a cozinha ter alguma ligação com isso?
    Obrigado,
    Abraços,
    Tullio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tullio, como vai?

      É difícil afirmar...pois existem muitas possibilidades.

      Entretanto, se você acredita que seja algo espiritual, faça uma oração, peça auxílio a seu mentor, mantenha pensamentos positivos.

      Conte conosco!
      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  13. Oi sou a Lutiane, e estava a pouco mais de um mês com um filhote, ela se chamava Aisha, durante todo tempo que estive com ela foi uma constante luta pela saúde dela, ela era muito fraca, não comia sozinha, dependia totalmente de mim. Em um final de semana deixei ela aos cuidados da minha mãe e ela veio a falecer, desde esse dia me culpo, fico pensando e se.. e se isso... ou aquilo... buscando alternativas que pudessem ter colaborado para ela sobreviver. Enfim, me culpo muito pela morte dela, gostaria de saber se os animais também tem um destino traçado? ou se não como posso fazer para ter o perdão dela e de DEUS se eu falhei? è estranho porque em tão pouco tempo amava ela como uma filha e a dor é imensa pela perda dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lutiane! Tente manter a tranquilidade e não se culpe, muito pelo contrário, orgulhe-se por ser quem você é! Muitos em seu lugar teriam desistido de amparar a Aisha.

      Talvez você se sentiria culpada de qualquer maneira, entretanto tenha fé em Deus e na espiritualidade! Eles sabem das nossas reais necessidades.

      Sua mãe fez o melhor que ela podia e você também teria feito, mas quando a situação sai do nosso controle, devemos ser humildes e saber que a vontade divina sempre é maior.

      Nós fazemos o nosso próprio caminho, tudo pode mudar ao longo dessa nossa vida. Claro que existem nossos carmas e expiações, entretanto temos o livre-arbítrio para mudar, para fazer melhor. Em relação aos animais não humanos, o Espiritismo nos ensina que não existem carmas e expiações, entretanto eles sofrem pelo mau uso do nosso livre-arbítrio.

      Lutiane, o importante é ter a certeza que todo o amor que vocês forneceram a Aisha foi, é e sempre será muito importante no caminho evolutivo dela.

      Não pense que você falhou, você fez tudo o que podia fazer e não estar ao lado dela no momento do desencarne não diminuiu o amor dela por você. O laço que construíram, mesmo em curto período, sempre será eterno!

      Tenha pensamentos de amor e felicidade! Tenha orgulho de estar ao lado dela quando ela precisava e ter doado e recebido amor! Este é o maior dom do mundo e você o praticou em plenitude!

      Fique em paz!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  14. Exite alguma possibilidade de reencontrar as minhas cadelinhas quando eu morrer?

    Tive uma pinscher que morreu fará 11 anos agora em maio, e até hoje penso nela, rezo por ela e tenho muita vontade de reencontrá-la.
    Há 3 anos atrás, uma cachorrinha srd, muito brava começou a aparecer no quintal da casa da minha mãe.
    Com o tempo, minha mãe foi cativando essa cachorrinha, até que ela confiou na minha mãe e desde então, ela esteve com a gente.
    Ela era de rua, e quando foi adotada por nós, ela já tinha uns 7 ou 8 anos. Ela estava prenha mas os filhotes morreram assim que nasceram.
    Ela sempre foi muito desconfiada, nunca gostou mto de homens. Imagino que ela tenha sofrido demais ao longo dessa vida, para que fosse assim.
    Depois de um tempo com a gente, ela começou a desenvolver uma atrose e começou a andar se arrastando.
    Fizemos todos os exames possíveis nela mas a única explicação, era atrose.
    Ela tomava um remédio (que esqueci qual) e voltava a andar e logo depois, começava a se arrastar novamente.
    Estou dizendo isso só pra explicar que ela sofreu DEMAIS nessa vida =\
    Mas resumindo: ontem ela estava evacuando muito sangue, falta de ar, com muita dor. Levamos ela ao veterinário e ela ficou internada lá. Hj passei o dia todo querendo ir vê-la e assim que cheguei na veterinária, a mesma me explicou que a Branquinha havia morrido pouco antes de chegarmos.

    Uma das minhas maiores tristezas é o fato de ela ter morrido sozinha. Deixamos ela no veterinário (eu tinha certeza que ela ia ficar bem, então não me despedi como devia) e ela morreu antes de chegarmos para vê-la.

    Eu estou arrasada. Todos aqui em casa estão.

    E além dela, eu tinha 2 gatas. Uma delas sumiu mês passado a noite e até hj eu rezo para saber o que aconteceu com ela.

    Tenho também um cãozinho que pegamos na rua, que vai sentir muita falta da companheira dele e uma outra pinscher (que minha mãe comprou 2 dias depois que a minha primeira filha morreu para que eu pudesse de alguma forma, superar a dor).

    Amo todos os meus bichinhos, DEMAIS! Mas essa Pinscher é a minha companheira há 11 anos. Ela é super agarrada comigo e ela é a minha vida.
    Sei que um dia ela tb irá morrer e não faço idéia como irei conseguir suportar a dor de perdê-la.

    Então, refaço a minha pergunta:
    os cães, gatos, cavalos, etc. vão para o mesmo céu que a gente?
    Iremos nos reencontrar? Ou isso jamais irá acontecer?

    PS: sempre pensei que os animais não humanos fossem anos luz mais evoluidos que os seres humanos e que eles estavam aqui para nos ajudar a evoluir e não ao contrário.
    Eles são puros de coração, inocentes. Acho que temos muito a aprender com eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nat! Com toda a certeza temos muito a aprender com os animais não humanos! Muitas e muitas vezes eles dão mais exemplos de amor que o próprio ser humano.

      Em relação a sua primeira pergunta, existe sim a possibilidade de você reencontrar seus amigos quando desencarnar.

      Isto é citado no livro "A Desencarnação dos Animais" (Editora Conhecimento, Janete Marie Monteiro Figueiredo).

      Entretanto, não podemos afirmar nada.

      Respondendo as suas outras questões, este mesmo livro cita que existem colônias para os animais não humanos que desencarnam, e lá eles são amparados por espíritos amigos...

      No livro Nosso Lar (André Luiz, psicografia de Chico Xavier), por exemplo, é citado que os animais ajudam os espíritos que já adentraram na humanidade em outras colônias.

      Gostaria de sugerir esse link para que auxilie em suas dúvidas: http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br/2012/02/ceu-dos-animais.html

      É um texto sobre o "CÉU DOS ANIMAIS".

      Tenha fé em Deus e na espiritualidade! Eles sempre sabem das nossas necessidades! Parabéns por sua história de amor e solidadriedade para aqueles que precisam!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  15. Meu amor se foi. Foram 12 anos de muito amor e dedicação. Choro há horas sem parar, perdi o meu chão, a minha razão de viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane! Imagino pelo que tem passado...

      Tente manter a calma, faça o seu melhor para manter a tranquilidade de espírito, pois isto certamente prejudica você e pode afetar seu amor, que partiu para outro plano.

      Sempre falo, pois realmente acredito, que nossas emoções podem ajudar ou prejudicar aquele que se foi. Assim, tente, ao máximo enviar boas energias para o seu amor. Cultive boas lembranças, momentos felizes, boa energia!

      O laço de amor que criaram é eterno, então, ore por ela para que ela continue seu caminho rumo à evolução espiritual! Vocês sempre estarão no coração uma da outra! Tenha certeza disto!

      Fique em paz! Os amigos espirituais sempre amparam os pequeninos e sabem das reais necessidades de todos os seres da criação!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  16. Boa tarde.
    Perdi minha cachorrinha Melanie hoje. Ela estava com 15 anos e tinha um quadro de insuficiência cardíaca, respirava com muita dificuldade e tomava vários remédios.
    Pela manhã quando acordei, ela estava deitada no tapete, sem respirar, com os olhos abertos, não consigo tirar essa imagem da minha mente.
    Estou chorando direto e tão triste que me dói fisicamente.
    Por favor, me ajudem a superar isso, estou com tanta saudade, não sei onde encontrar conforto.
    Só consigo lembrar dos nossos momentos juntas e chorar.
    Obrigada pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula! Imagino como está sendo difícil para você...

      Tente ficar calma e manter sua mente em paz! Quando a esta imagem aparecer na sua mente, pense em momento felizes com ela. Isto pode te ajudar a superar este trauma.

      Pense que aquele era apenas o corpo físico que Melanie utilizava para viver aqui neste planeta, mas que ela já tinha sido resgatada quando desencarnou.

      A espiritualidade sempre ampara os pequeninos, tenha certeza!

      Eu acredito que nossas emoções podem ajudar ou prejudicar aquele que se foi. Assim, tente, o máximo que conseguir, enviar boas vibrações, boa energia, muito amor para Melanie!

      O laço de amor que vocês criaram é eterno, então, ore por ela para que ela continue em seu caminho rumo à evolução espiritual! Vocês sempre estarão no coração uma da outra! Tenha certeza disto!

      Fique em paz! Lembre-se dos momentos bons, felizes, engraçados! Tenha em sua mente apenas luz! Dê o seu melhor, por você e por ela!

      Tenha fé em Deus e na espiritualidade, eles sabem de todas as nossas necessidades!

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  17. Boa noite,
    Eu tenho uma cadela de 1 e 6 meses, ela não é de sentir medo de barulhos, tipo foguete, propaganda volante e outros, porém anuncio de nota de falecimento incomoda muito ela, a cachorra chora igual gente, é só ouvir anunciar que faleceu alguem e a ela chora demais e uiva. isso tem me deixado cismada...porque será?

    ResponderExcluir
  18. Olá! É difícil afirmar, pois talvez existam muitos fatores que possam fazê-la ter este comportamento.

    Já ouvi relatos de cães que uivam quando alguém desencarna...
    Nada podemos afirmar, cada caso é um caso...

    O que sabemos é que os animais não humanos têm grande sensibilidade à espiritualidade!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Olá, tenho uma cachorrinha que tem epilepsia e constantemente nos perguntamos o porque? Não consigo achar explicação lógica e razoável para um ser que, acredito eu, não tem nenhum débito a pagar, ou falhas a corrigir que justifiquem tamanho sofrimento. Será que o débito é nosso? Nós, os donos, é quem precisamos resgatar algo e ela foi enviada como instrumento para tal? Gostaria muito da opinião de vcs...e o que podemos fazer, além de dar muito amor e cuidados materiais, para diminuir o seu sofrimento.

    Abraços

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, ...não sabemos dizer ao certo...eu sempre me questiono sobre a questão do sofrimento animal.

      Certamente evoluímos com as situações que envolvem todos os seres que amamos. De alguma forma, estas situações nos auxiliam a evoluir, a adquirir experiência.

      Os animais também evoluem diante destas experiências no corpo físico.

      Tudo o que vem fazendo é muito importante no processo de evolução de sua amiguinha! Parabéns pelo amor que oferece a ela, isto é o mais importante!

      Tenha fé que os espíritos nos auxiliam na caminhada e que cuidam de todos os seres, até os mais pequeninos!

      Grande abraço!
      Conte conosco!
      Fernanda

      Excluir
  20. Olá. Nunca tive cachorros mas estava em busca de um. A um mês apareceu uma chorrinha linda no meu pátio que não nos deixou mais. Parece que nos conhecíamos a anos. Ela permanaceu conosco 2 semanas e sumiu. Hoje ela apareceu derrepente toda amorosa de novo. Ela tem dono porque é bem cuidada. Mas por que gosta tanto de ficar aqui em casa, parace que viveu a vida toda aqui. Sinto que pode ser um sinal, um recado, que não é envão... Gostaria de auxílio para entender melhor tudo isso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É difícil afirmar. Parece que criaram um laço de amizade e amor. Independentemente de ter começado nessa ou em outras vidas, o amor sempre é um presente!

      Os amigos aparecem em nossas vidas, devemos estar de braços abertos para doar o mais puro amor que podemos!

      Tente verificar se ela realmente tem alguém que cuide dela, se tem um lar, comida, água disponível sempre que precisa......é importante!

      Grande abraço!
      Fernanda

      Excluir
  21. Boa Noite, Fernanda.
    Faz quase dois meses que minha cachorrinha Melanie morreu e eu vim aqui no site de vocês procurar uma palavra amiga,de conforto e encontrei, muito obrigada mesmo.
    Tento mentalizar só os nossos momentos felizes juntas mas é muito difícil pensar que não tenho mais minha amiga comigo. Ainda choro de saudade quase todos os dias antes de dormir, sinto muita saudade e me pergunto como ela está, se vou encontrar com ela mais alguma vez, se ela sente a minha falta...O que acontece com a alma dela?? eu tive a honra de te-la na minha vida por quase 15 anos, e ela era um animalzinho maravilhoso, muito companheira, carinhosa e doce...acho que nunca irei superar essa perda por completo...

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana Paula....tente manter a tranquilidade e nunca se canse de manter a paz no coração, pois isto te dará base para continuar sua vida.

    A saudade sempre estará ao seu lado, amiga. Na verdade do lado de todos aqueles que amam alguém que já partiu.

    Devemos apenas saber lidar com ela. Não é fácil, confesso...mas precisamos lutar com todas as forças para superar a tristeza que habita nossos corações e revertê-la para a saudade que até nos faz soltar um sorriso quando lembramos do ser amado.

    Chico Xavier dizia que a saudade é uma dor que os dois lados sentem - o que fica e o que vai.

    Tenha certeza que ela foi amparada pelos espíritos amigos, Ana Paula.

    Quando desencarnamos, passamos um tempo (isto varia de caso para caso) na espiritualidade e depois reencarnamos, para continuarmos nosso caminho rumo à evolução espiritual.

    Da mesma forma acontece com os animais, eles reencarnam e encarnam (veja esse link, talvez ele possa te ajudar: http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br/2013/04/a-historia-do-meu-fred_24.html).

    Querida amiga, superar uma perda talvez seja impossível, mas nossa certeza de que o ser amado continua sua caminhada e que estaremos ligados pelos laços do amor pela eternidade deve ser maior!

    Tente manter o pensamento positivo e a paz no coração!

    Se precisar, conte conosco!

    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!