segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A alma dos animais: uma visão científica (Parte I)



Veja nossa Proposta de Estudo

Sabe-se que o Espiritismo baseia-se em 3 frentes: religião, filosofia e ciência. Muito do que o Espiritismo traz, a ciência vem comprovando. Assim também acontece com a existência da alma dos animais. Em O Livro dos Espíritos (questão 597 a), Kardec pergunta:

- Será esse princípio (Kardec refere-se ao princípio independente da matéria nos animais - espírito) uma alma semelhante à do homem?

“É também uma alma (...).É, porém, inferior à do homem."

Em 1857, ano em que este livro foi publicado, já se falava em alma dos animais.

Tomemos como referência 1997, ano em que a médica veterinária Irvênia Prada lançou a primeira edição do livro "A Alma dos Animais" (segunda edição em 2000) - claro que as pesquisas neste sentido datam de muito antes -, conceituando cientificamente a alma como mente e o conjuto de suas características (raciocínio, pensamento, consciência etc).

 Para saber mais sobre o livro, clique <<aqui>>

Então, a ciência prova a existência da alma dos animais? Neste sentido de psique e diante das evidências científicas, pode-se dizer que sim! O que já é muito, pois a ciência, infelizmente, ainda não compartilha da maioria das experiências que não se pode reproduzir em laboratório repetidas vezes.



Tomemos como base para este capítulo o livro de Irvênia Prada mencionado há pouco - livro importantíssimo para todos aqueles que se interessam pelo assunto, livro de fácil acesso e de linguagem clara.

Segundo Prada, alguns estudiosos admitem que os seres vivos teriam, além do corpo físico, a manifestação da vida, como sendo de outra natureza. Além do corpo físico e da vida, geralmente se considera para o ser humano, um terceiro elemento : ANIMUS (alma, espírito, mente, psique).

Quando se fala de corpo e vida, parece de grande facilidade para o ser humano entender a semelhança entre homens e outros animais. Mas por algum motivo, talvez de ordem cultural e certamente com grande participação do componente religioso, sistematicamente as pessoas atribuem apenas a si, à sua espécie, a existência do terceiro elemento (animus), e sem nenhum questionamento (Prada, 2000).

Não e justo, nem lógico, considerar que os outros animais não compartilhem conosco o "animus", pois é só observar o seu comportamento, para notar manifestação de emoções, elaboração de estratégias, vontade própria, aprendizado etc.

Diante das evidências de estudos etológicos (comportamento animal) que podem ser utilizados para refletir cientificamente o atributo "animus" nos outros animais, não se pode mais pensar que apenas o ser humano têm alma.

Continuamos este assunto semana que vem!

2 comentários:

  1. Eu acredito que os animais possuem alma, sem falar que também têm atitudes muito melhores do que certos "humanos".

    Rosa Carioca (PensaSentimentos)

    ResponderExcluir
  2. Se os outros animais possuem corpo, vida, raciocínio, inteligência, por que não possuiriam alma? Na verdade as pessoas estão acostumadas a colocar a figura do ser humano como o centro do universo, o único filho de Deus...isto não é lógico. Muitas vezes, se usássemos o bom senso, conseguiríamos encontrar respostas verdadeiras.

    Obrigada Rosa por compartilhar conosco!
    Grande abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Amigos, sejam bem-vindos! Ficamos muito felizes por receber suas mensagens!